top of page

EIXOS TEMÁTICOS

O urbBA[22] se organiza a partir de quatro eixos temáticos:
1. (Re)existências, representações e narrativas nos territórios;
2. Práticas de gestão dos recursos do cerrado, as águas, disputas e discursos;
3. Cidades fluviais, camadas históricas e paisagens culturais;
4. Infraestrutura urbana e planejamento em pequenas e médias cidades.

BG_edited.png

EIXO 01 - (Re)existências, representações e narrativas nos territórios

Este eixo recebe trabalhos que versem sobre as formas de (re)existir nos/dos territórios, seja de forma material, simbólica e/ou sensíveis (o território, a territorialidade e as escalas territoriais); saberes e epistemologias dos povos tradicionais para uso e conservação do território e (re)afirmação das identidades, mitos, lendas, seres; bem como trabalhos que abordem o urbanismo nas escolas e nas comunidades.

EIXO 2: Práticas de gestão dos recursos do cerrado, as águas, disputas e discursos

Este eixo busca abordar as tensões entre os discursos e as práticas de gestão dos recursos do cerrado. As águas fluviais como elementos de disputa, em particular no tocante ao seu uso e apropriação-expropriação. Os discursos agrários intensificados na difusão midiatizada do que “o agro é tech, é pop, é tudo” mobilizam a opinião pública, mas contrastam com os modos de vida locais. Interessa ainda a produção de expressões do urbano nos territórios de produção agrícola. Assim, pretende-se debater intencionalidades e contradições da(s) ideia(s) de desenvolvimento produzida(s) nesse território.

EIXO 3: Cidades fluviais, camadas históricas e paisagens culturais 

Este eixo intenta problematizar os impactos experienciados em cidades da região que derivam de, por exemplo, práticas fluviais e rodoviárias e tensionam suas paisagens e territórios. Busca também discutir diferentes temporalidades nos espaços urbanos, bem como intervenções contemporâneas em diferentes escalas que tendem a uma homogeneização na paisagem. São bem-vindas pesquisas, obras originais produzidas por técnicos, acadêmicos de múltiplas áreas, artistas, cineastas, professores e diferentes atores sociais que se proponham a visibilizar discussões sobre as paisagens culturais e suas camadas históricas nas fronteiras agrícolas em geral e no Oeste da Bahia, em particular.

EIXO 4: Infraestrutura urbana e planejamento em pequenas e médias cidades

As cidades de médio e pequeno porte têm condições e possibilidades de diluição das assimetrias rural-urbanas. Este eixo é o locus para discutir disputas pelo solo urbano e as características e embates ambientais nos municípios de médio e pequeno porte. Assim, são bem-vindas reflexões sobre planos diretores; potencialidades e desafios para o desenvolvimento; novas diretrizes para a lógica de planejamento; estratégias e políticas para pensar e atuar nesses municípios na contemporaneidade; planos municipais; feiras livres; mercado imobiliário; especulação do solo urbano e rural; replicação e padronização de equipamentos urbanos; expressões do rural e/ou do urbano; dinâmicas econômicas, culturais, socioambientais no pequeno e médio município; transformações na produção e gestão do espaço e seus rebatimentos, seja local, regional ou global.

BG_edited.jpg
bottom of page